O órgão mutável
- eduardasilvaes1992
- 17 de jul. de 2016
- 4 min de leitura

A pele é o maior órgão do corpo humano, dentre suas funções estão a proteção contra atritos, patógenos (propriedades capazes de induzir o aparecimento de doenças), perda excessiva de água, atuação na termorregulação (regulagem automática da temperatura de um ambiente) e através de receptores é capaz de nos alertar dor, tato, temperatura e pressão.
Coloração Natural
Mas afinal, por que nós nascemos com cores de peles diferentes? Um dos principais motivos é a origem étnica. Por meio de fatores ambientais e culturais, ela influencia na estrutura, aparência e saúde da pele. Desse modo complementa parte da construção de nossa identidade. Aqui no Brasil, por exemplo, existe uma grande pluralidade, devido ao modo como fomos colonizados. Segundo dados do IBGE, em 2010 a população brasileira se dividia da seguinte maneira:
COR/RAÇA
BRANCOS: 47,7%
NEGROS: 7,6%
PARDOS: 43,1%
AMARELOS: 1,1%
INDÍGENAS: 0,4%
SEM DECLARAÇÃO: 0,0%
Temos também as condições impostas para a determinação da cor da pele humana, são divididas em dois fatores constitutiva e facultativa. Em outras palavras:
Constitutiva: Ocasionada pelo fator genético, ou seja, a ação da melanina determina a pigmentação de nossa pele.
Facultativa: São consequências hormonais, da exposição ao sol (bronzeamento imediato ou tardio), do processo de envelhecimento, ou danos físicos como queimaduras de terceiro grau.
Principais tipos de pele e algumas características:
Tipos de cútis
Quando se trata da face, podemos especificar um pouco mais o tipo da pele. No total são quatro que se definem em normal, seca, oleosa, mista e sensível. Conheça um pouco mais:
Em todo caso, para tratar adequadamente qualquer um desses tipos de pele, procure um dermatologista, ou dermato funcional.
Falando com quem entende
Quando pensei em fazer essa matéria sobre pele, logo me veio em mente quem melhor do que um dermatologista para falar sobre? Nessa época tive a oportunidade de conhecer Dra. Paulíria Mariz que é Dermato funcional, atuante há mais de um ano e faz um trabalho fantástico em Campina Grande-PB. Ela topou colaborar com a matéria e em uma conversa prazerosa, retirou algumas dúvidas básicas sobre cuidados e problemas de pele e falou um pouco sobre seu trabalho.
Antes de tudo é preciso ressaltar que o/a Dermatologista e Dermato Funcional tem funções diferentes. Segundo Paulíria “As pessoas sempre confundem, apesar de não ser coisas tão distintas. A autonomia do dermatologista está em medicar, porém procedimentos estéticos e avaliação funcional da pele, face e corpo, o dermato funcional tem total autonomia de fazer, atuando de forma independente no mercado, apesar de recebermos indicações de clientes enviados por um dermatologista para realização de algum procedimento em uma avaliação prévia”.
Quais procedimentos caseiros, são mais arriscados para cuidados com a pele? E os mais seguros?
Qualquer procedimento que não se faça com acompanhamento de um profissional se torna perigoso. Não só fisioestético, mas qualquer um. Lembrando sempre de que para o remédio e o veneno, a diferença é a dose. Então, procedimentos caseiros jamais, a não ser que por orientação de um profissional, para uma manutenção em Home Care (cuidados em casa) complementando um procedimento feito em cabine (consultório do profissional).
O que interfere mais no tratamento, a cor da pele ou a idade?
Nada interfere em protocolos faciais (tratamentos faciais), desde que o objetivo da cliente seja alcançado. Geralmente peles mais maduras era a grande dificuldade de recuperar, mas hoje, temos um arsenal de terapias que recupera com êxito em até de 90% a disfunção, dependendo do grau de comprometimento.
Quais são os problemas mais comuns tratados em seu consultório?
São vários os objetivos a serem alcançados, mas atualmente melasma e calvície estão sendo protocolos mais procurados. Porém em tratamentos faciais, independente da disfunção, é o que mais trato e sai em maior procura do que os procedimentos corporais. De repente pela especialização em tratamentos faciais que tenho pode haver realmente essa disparidade na procura.
Quais dicas básicas você pode nos dar, para ter uma pele mais saudável?
Higienizar sempre antes de dormir. Utilizar de produtos de qualidade e referência e principalmente que se encaixem nas características do rosto. Beber bastante água e cuidar da alimentação também ajuda.
A acne é talvez o problema que mais aflige jovens e adultos, por que tem pessoas que nunca apresentam esse tipo de problema? E por que tem pessoas que chegam aos 30 e ainda se vem com acne?
A acne é na maioria das vezes uma disfunção de ordem hormonal e de biótipo cutâneo. Por isso está variedade de aparecimento em idades, não tão distintas, e algumas pessoas apresentarem ou não.
Como a maquiagem prejudica a pele?
A maquiagem prejudica quando não há uma higienização adequada pós uso, a utilização de linhas de maquiagens que não tenham qualidade e boas referências no mercado e a não preparação da pele antes do uso da maquiagem.
"Se existisse mais de uma vida, seria dermato novamente[...]"

Paulíria Mariz é graduada em fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande e pós-graduada em dermato funcional pelo CINTEP/IAPS-CG, IAPS - Instituto de Aperfeiçoamento em Profissionais, com uma ampla experiência, tanto prática como teórica, desde os tempos de academia, totalizando mais de 20 cursos de capacitação na área, além da especialização em dermato funcional.
Para se ter uma ideia, seu trabalho vai desde tratamentos faciais de ordem múltipla de disfunções a tratamentos corporais como estrias, celulite, e gordura localizada em pequenas áreas, além de definição muscular abdominal.
Escolheu a dermato por ter sido sempre uma realização a área de tratamentos faciais e corporais. Extremamente apaixonada pelo que faz, afirma: "Se existisse mais de uma vida, seria mais de uma dermato novamente. É uma área que mexe com a autoestima das pessoas, e minha maior realização vem em transformar pessoas". Não é à toa que a frase que a define, hoje tornou-se sua marca profissional: "Excelência nos resultados".
Você pode encontrar um pouco mais do trabalho de Dra. Paulíria Mariz em sua página no facebook.
Gostou da matéria? Então compartilhe.
Beijos e até a próxima matéria.
Referencias:
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/24015/pele-o-maior-orgao-do-corpo-humano
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pregas-epicanticas
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/derme/
http://www.eucerin.com.br/sobre-pele/conhecimentos-basicos-sobre-a-pele/etnia-da-pele
https://ensaiosdegenero.wordpress.com/category/raca-cor-etnia/
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/brasil-tem-204-milhoes-de-habitantes-segundo-o-ibge.html
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/07/1489062-albinismo-e-mais-comum-entre-a-populacao-negra.shtml
http://clinicalongevus.com.br/artigos/8/diferenca-no-envelhecimento-da-pele-entre-os-grupos-etnicos.html
http://www.sbd.org.br/cuidados/por-que-as-pessoas-tem-tons-de-pele-diferentes/
https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/albinism_pt_BR.pdf
http://www.infoescola.com/doencas/albinismo/
http://www.dermaclub.com.br/noticia/peles-brancas-e-morenas-claras-veja-as-caracteristicas-e-cuidados-ideais-para-mante-las-saudaveis_a275/1
http://extra.globo.com/mulher/beleza/no-dia-do-indio-especialistas-ensinam-cuidados-especificos-com-beleza-de-descendentes-de-indigenas-15914049.html
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/melanina.htm
http://corpoacorpo.uol.com.br//corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/os-cuidados-com-a-pele-branca-oriental-morena-e-negra/3349/3
http://www.dermaclub.com.br/noticia/normal-oleosa-seca-mista-e-sensivel-saiba-como-identificar-o-seu-tipo-de-pele_a165/1
http://wp.clicrbs.com.br/farroupilha/?s=d%C3%A9bora+nascimento&topo=52%2C1%2C1%2C%2C119%2Ce119
Comments